E-commerce – Ganhando Dinheiro na Internet
Ecommerce – Um Guia para Iniciantes
É muito importante compreender os conceitos básicos do comércio eletrônico, pois existe uma grande necessidade no mundo de hoje em se fazer compras online, e acredite, essa forma de comércio veio para ficar.
Alguns de nós têm também explorado e usado essa nova forma de comércio para iniciar um negócio próprio, tendo suas próprias lojas virtuais para vender produtos ou serviços e conquistar uma renda extra ou até mesmo, a sonhada independência financeira.
Então, como é que tudo funciona? O que significam estes termos? Como posso saber mais?
Neste artigo iremos abordar:
1. O que é uma loja Virtual
2. O que é E-commerce
3. Comércio Tradicional x Comércio Eletrônico
1. O que é uma Loja Virtual?
Lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, tudo isso em um processo on-line.
2. O que é E-commerce?
E-commerce ou Comércio eletrônico consiste na compra e venda de produtos ou serviços através de sistemas eletrônicos, tais como a Internet e outras redes de computadores.
3. Comércio Tradicional x Comércio Eletrônico
Com a ascensão do consumismo on-line é importante conhecer algumas das diferenças entre comércio tradicional e comércio online. Por que mais e mais clientes estão mudando seus hábitos e mais e mais pessoas estão abrindo lojas online?
Veja alguns dos principais motivos:
Comércio Tradicional – Compra | Comércio Online – Compra |
Você precisa estar presente fisicamente para efetivar
a compra |
Você efetua a compra de qualquer lugar onde pode acessar a internet |
Gasto de tempo com deslocamento |
Você pode comprar do conforto da sua casa |
Se a loja for longe da sua casa ou trabalho, você terá despesas com passagem ou com combustível e provavelmente com estacionamento
| Não existe |
Você pode pagar com dinheiro, cheque ou cartão de crédito |
Você pode pagar através de boleto bancário, transferência online ou cartão de crédito |
Você tem acesso ao produto na hora da compra |
Você só tem acesso ao produto virtualmente e só o receberá dentro do prazo estabelecido pela loja online |
Você pode perder tempo em ir até a loja e não encontrar o produto desejado |
Você não terá nenhum desgaste caso o produto não esteja disponível no estoque da loja visitada |
Para visitar outra loja você terá que disponibilizar de mais tempo |
Para visitar outras lojas, basta dar alguns cliques na internet e certamente você achará o produto que deseja |
Se você não tiver tempo e nem paciência para pesquisar preços, poderá pagar mais caro pelo
mesmo produto |
Em poucos cliques você poderá comparar preços e adquirir o produto mais barato |
Comércio Tradicional – Venda |
Comércio Online – Venda |
É necessária uma estrutura física para vender seus produtos | As lojas virtuais não necessitam de espaço físico e funcionários, diminuindo custos |
Despesas com aluguel, luz, telefone, funcionários, publicidade |
Você terá apenas algumas despesas necessárias, como: hospedagem do seu site/loja; publicidade paga (se desejar) |
Você tem horário para abrir e fechar a sua loja, além de, em alguns casos, não poder abri-la nos finais de semana e feriados |
Sua loja está acessível ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custos elevados |
Todas as formas de pagamento, incluindo dinheiro. |
Pagamentos com Cartão de Crédito, Boleto bancário e Transferência online. |
Entrega imediata | Envio posterior a compra |
Limite do espaço geográfico |
Sem limite do espaço geográfico. Você pode trabalhar de forma local, regional, nacional e até mesmo internacional. |
Limite ao número de clientes |
Virtualmente não existe limites para a quantidade de visitantes e clientes da sua loja |
|
|
O faturamento é limitado de acordo com o número
de clientes | Seu faturamento não terá limites, devido ao grande número de pessoas que você poderá atingir. |
Como você pode observar, as vantagens de se comprar e vender pela Internet são inúmeras e por esta razão estamos assistindo o crescimento diário deste mercado!
Este texto é de autoria de Fernando Augusto